VISITE O MEU OUTRO BLOGUE: http://avernavios-fotos.blogs.sapo.pt
Terça-feira, 26 de Agosto de 2008

ONDA DE CRIMES VIOLENTOS:

Não costumo entrar muito por estes temas, mas devo confessar que o acréscimo acentuado de notícias divulgadas nos últimos dias, me deixam preocupado.

Efectivamente, de há um tempos para cá (talvez um mês), têm sido diárias as notícias de criminalidade violenta, quase sempre com mortos, ou feridos graves.

Acentua-se a questão, com a utilização de armas de guerra e uma facilidade no disparo mortal, que não estava nos nossos hábitos.

Lembraremos todos, entre outros, o caso da semana passada em Águas Belas, Ferreira de Zêzere, em que mataram uma idosa, segundo parece, para roubar 10 €uros.

Temos assim que, para além de muito melhor apetrechados com armas, os criminosos nos aparecem agora com uma clara disposição para disparar primeiro e perguntar depois.

A questão para mim é se esta situação é apenas uma nova realidade, resultante da actuação de um ou alguns gangs mais activos e cuja resolução ocorrerá logo que a polícia lhes deite as mãos ou, por outro lado, tudo isto é uma consequência de anos e anos com erros judiciais tremendos, divulgação de facilidades, e de fraca, ou nula actuação das nossas polícias.

Claro, tudo isto junto, serviu para um ganhar de confiança dos criminosos. 

Seja como for, bom será que rapidamente se resolvam estas questões, sob pena de se instalar um clima de medo, terrível para quem cá mora e dissuasor para quem nos visita. 

Afinal somos um país de turismo, cujas receitas são extremamente importantes.

sinto-me: Preocupado
publicado por A VER NAVIOS às 14:46
link do post | Gostava que comentassem | favorito
4 comentários:
De meldevespas a 28 de Agosto de 2008 às 10:13
Este é um daqueles temas, que até só falar parece que já levanta pó.....
Dá que pensar....os porquês do crescendo deste modus operandi, neste nosso país proclamadamente de brandos costumes...
Mas o facto é que esta bola gigante em que vivemos é cada vez mais a tal aldeia global que tantos almejam, tantos que não eu, e isso deixa-nos cada vez mais à mercê de tudo quanto é bom......mas, e principalmente de tudo quanto é mau.
lá vamos também neste ponto ficar à espera de melhores dias, afinal de contas é o que sabemos fazer melhor, não é?...esperar por melhores dias.
Beijinhos e desde já um óptimo fim de semana aí pra casa ;D
De A VER NAVIOS a 28 de Agosto de 2008 às 10:41
Muito obrigado pela sua visita e pelos seus sempre agradáveis comentários.
É o que temos... como se costuma dizer.
Mas lá que é preocupante, isso sem dúvida.
Um óptimo fim de semana também.
J. Lopes
De Zé da Burra o Alentejano a 2 de Setembro de 2008 às 11:15
Em 2 de Setembro de 2008 aumenta-se a moldura penal para os crimes de violência doméstica de modo a dar prisão preventiva. É só para desviar a atenção dos cidadãos da onda de crimes violentos que nos assolam?.

Agora, quando este país está "a ferro e fogo" sob a mira do ataque de violentos "gangs", que estão dispostos a tudo para conseguir os seus gananciosos intentos de obter dinheiro fácil, é a altura de voltarmos a lembrar o drama da violência doméstica. Ela existe e continuará a existir sempre mas nada tem a ver com o que foi no passado ou existe noutros países.

Os amantes das estatísticas gostam muito de comparar realidades entre os diversos países. Será que são capazes de comparar o que se passa em Portugal com o resto do mundo? ou com o que se passava há 30 anos?

Em Portugal, frequentemente são postos em liberdade, a aguardar julgamento, assaltantes violentos, traficantes de droga, de armas e até assassinos, colocando em risco vítimas e testemunhas. Será agora, neste preciso momento, a altura mais correcta para se pensar no problema da violência doméstica e até de se aventar a hipótese de por sempre em prisão preventiva todos os homens ACUSADOS dela? Coloquei em maiúsculas "ACUSADOS" porque até ao final do julgamento também tem direito à presunção de inocência; ou não? A inovação não podeá até levar a esquemas perversos para por fora de casa um qualquer companheiro que se queira por fora de casa. E depois mesmo que não se prove nada como já está fora de casa...

Também não se percebe como são agora referidos crimes de violência entre namorados como sendo violência doméstica quando ambos têm domicílios diferentes. Será para aumentar os números da estatística?

Zé da Burra o Alentejano

De A VER NAVIOS a 2 de Setembro de 2008 às 11:58
Tem toda a razão meu amigo.
Embora seja comum a todos os governos, este em especial, tem arte em desviar as atenções das pessoas. Este é mais um caso.
Obrigado pela suas visitas e pelos seus comentários, sempre extremamente interessantes.
J. Lopes

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30

posts recentes

O SISTEMA POLÍTICO, O REG...

PROIBIÇÕES

ARRE PORRA QUE É DEMAIS

PROTESTO A SÃO PEDRO

JUÍZES E JUSTIÇAS

NOVO ANO - 2011

A CRISE E AS PRESIDENCIAI...

OUTROS TEMPOS? OU ACTUALI...

É COMPLICADO DE ENTENDER:

SER SOLIDÁRIO?? - Uffaaah...

ISTO NÃO VAI PARA MELHOR

O AUMENTO DO DEFICIT

O BENFICA, A LIGA E OS SE...

ATENTADOS À NOSSA ECONOMI...

EU ESTOU LIXADO COM ISTO....

TUDO COMO DANTES....

UFFFFHHH....

ESPANHA 1 - QUEIRÓS 0

FACEBOOK - A SOLUÇÃO PARA...

MAS AS CRIANÇAS SENHOR......

arquivos

tags

todas as tags

as minhas fotos

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub