VISITE O MEU OUTRO BLOGUE: http://avernavios-fotos.blogs.sapo.pt
Terça-feira, 11 de Setembro de 2007

A (DES)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL (I)

Num post que publiquei hoje, pareceu-me pelas reacções, que feri susceptibilidades, duma forma genelarizada, o que não era minimamente a minha intenção.

Claro que, na educação como noutras vertentes, os principais e primeiros culpados do lastimável estado a que chegamos, são os responsáveis políticos.

Permitam-me contudo considerar que existem também algumas culpas de professores que, da profissão só têm o nome e o ordenado.

Para mim ser professor é algo que resultará quase que de uma vocação e exigirá dedicações diferenciadas dum vulgar funcionário público a prestar serviço em qualquer departamento (sem qualquer desprimor para este).

Por isso, quando um professor não se sente bem naquilo que está a fazer, deve pura e simplesmente procurar outra profissão. São as regras normais do mercado. Seguramente será preferível a sua saída, tanto para ele, como para os seus alunos, e ainda para o ensino em geral.

Eu sei que não é fácil, os empregos estão dicíceis, os estudos foram orientados em determinado sentido, as saídas são poucas.

Quando me referi a alguns sindicalistas, dirigia-me aqueles que representando a classe dos professores, têm agido como qualquer sindicato de metalúrgicos ou pedreiros (mais uma vez sem desprimor), falando em condições salariais, quando há muito deveriam ter partido para a dignificação da classe, impondo-se como força, tanto junto dos ministérios, como junto dos pais dos alunos.

A meu ver, uma má estratégia, com muitos anos, só tem levado à imerecida degradação da forma como a classe dos professores é encarada pela sociedade. E quanto os professores são essenciais para um desenvolvimento correcto e equilibrado do País.

Sei que não agradarei a algumas pessoas. Que me desculpem. Contudo é minha intenção contribuir para uma discussão séria e não ofensiva

Os meus parabéns a todos os professores que o têm sido com muita classe, defendendo a sua dignidade e preparando os seus alunos para serem um bem no nosso futuro.

sinto-me:
tags:
publicado por A VER NAVIOS às 15:41
link do post | Gostava que comentassem | favorito

mais sobre mim

pesquisar

 

Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30

posts recentes

O SISTEMA POLÍTICO, O REG...

PROIBIÇÕES

ARRE PORRA QUE É DEMAIS

PROTESTO A SÃO PEDRO

JUÍZES E JUSTIÇAS

NOVO ANO - 2011

A CRISE E AS PRESIDENCIAI...

OUTROS TEMPOS? OU ACTUALI...

É COMPLICADO DE ENTENDER:

SER SOLIDÁRIO?? - Uffaaah...

ISTO NÃO VAI PARA MELHOR

O AUMENTO DO DEFICIT

O BENFICA, A LIGA E OS SE...

ATENTADOS À NOSSA ECONOMI...

EU ESTOU LIXADO COM ISTO....

TUDO COMO DANTES....

UFFFFHHH....

ESPANHA 1 - QUEIRÓS 0

FACEBOOK - A SOLUÇÃO PARA...

MAS AS CRIANÇAS SENHOR......

arquivos

tags

todas as tags

as minhas fotos

subscrever feeds