Nas notícias de ontem, tinhamos o Sr. Primeiro Ministro a anunciar melhorias significativas nos dados da educação, que em dois anos foram atingidas metas programadas para dez anos, etc..
Por outro lado, tinhamos o lider da oposição a dizer que não, que era ao contrário, que cada vez os números da educação são piores.
Sinceramente, pouco me interessa o que estes dois senhores dizem. Não lhes reconheço credibilidade. Interessa-me sim o que os partidos que estes senhores respresentam, fizeram pela educação em Portugal, nos últimos 34 anos.
Digo com toda a convicção que, num País a sério, os responsáveis pelos ministérios da educação, alguns professores e também alguns lideres sindicais desta classe, estariam todos presos.
Por irresponsabilidade, por cinismo, por absoluta ausência de sentido de missão, o que foi feito na nossa educação, ficará como algo do mais negro na nossa democracia.
Abandono do ensino da história, alheamento do correcto ensinamento da nossa língua, terão atingido níveis tais que, serão irreversíveis os seus efeitos.
Entretanto continuamos muito satisfeitos a ver as nossas universidades a debitarem anualmente novos doutores e engenheiros que não sabem minimamente ler e escrever a sua língua mãe.
Antigamente eramos levados, cantando e rindo...
Hoje, sinceramente, nem sei o que diga, tal é a minha revolta relativamente a este sector essencial do nosso futuro.
Olá...
Depois do que li... apenas me apetece convidá-lo e aos seus leitores a visitar o Blog "Não calarei a minha voz... até que o teclado se rompa."
Creio que o Título deve ser sugestivo do seu interesse. Se quiser visitar... aqui ficam um dos links podendo depois pesquisar os POSTS sobre os temas que mais lhe interessam:
Educação... Sociedade... Política
http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/8868.html
O pior é que poupando uns tostões aos pais com a história dos prolongamentos de horários que recaem sobre os professores já de si sobrecarregados com o peso que educar crianças para serem adultos responsáveis implica, tapa-se-lhes a boca cegando-os para tudo o resto que é o descalabro total. Falo como profissional da educação que já não crê em nada do que ouve da boca do governo.
Cumprimentos
Gostaria que me explicasse melhor isso do prolongamento de horários que eu, sinceramente, ainda não percebi.
Antecipadamente agradeço a sua disponibilidade.
É muito simples. As actividades lectivas duram 5 horas diárias e terminam normalmente às 16h. Depois há actividades chamadas extra-curriculares proporcionadas pela própria escola que se prolongam até às 18h onde os professores das turmas têm também um horário estabelecido para ficarem mais 3 ou 4 horas por semana para supervisão, o que nos deixa um tempo insuficiente para todas as tarefas que temos que desenvolver em casa no chamado tempo individual de trabalho que cada vez é mais reduzido. Espero ter sido clara na explicação. :-)
Ok. Obrigado. Não tinha uma correcta noção disso.
É estranho e parece-me mais uma "calinada" dos nossos (i)responsáveis
Concordo que todos os governos dos últimos 34 anos apenas andaram a destruir a Educação, implementando ai as teorias dos educadores idealistas mas incompetentes, e o presente governo nisso não difere nada dos anteriores.
Devemos alterar as bases do nosso sistema de ensino - o aluno não aprende quando ensinado de modo como os senhores ilustres educadores pretendem, e quando mais cedo, melhor. As receitas estão aqui (http://educacao-em-portugal.blogspot.com/). Falta encontrar um ministro que saiba ler.
Obrigado pelo seu comentário, irei ler atentamente o seu blog.
Comentar post